Estive na São Paulo Fashion Week no último final de semana, não sou muito ligada a moda, mas gosto de ir aos desfiles e acompanhar toda aquela loucura.
O evento é composto basicamente por fotógrafos desesperados atrás de celebridades, socialites, jornalistas, seguranças, estudantes de moda, fashionistas, maquiadores, cabeleireiros, modelos e bicões. Esses últimos são um espetáculo à parte, por onde você anda escuta alguém perguntando: "Tem convite sobrando"ou vê seguranças sendo xavecados nas portas das salas de desfile.
O SPFW em si é muito bem organizado e muito restrito, poucas pessoas têm acesso. Houve uma edição em que foram vendidos ingressos (R$30), mas quem pagou pra entrar só tinha direito a caminhar pela bienal, não podia entrar nos lounges e muito menos nos desfiles que só poderiam ser vistos nos telões instalados pelo prédio... Acho que não deu muito certo, porque a iniciativa não se repetiu.
Nas passarelas...
Os desfiles duram em média 10 minutos cada, mas atrasam cerca de uma hora, ou melhor, atrasam no mínimo uma hora. Antes de entrar na sala, os convidados têm que aguardar em uma fila gigantesca. A imprensa entra antes (nessas horas é ótimo ser jornalista). Primeiro a sala é aberta aos fotógrafos que se aglomeram em uma área reservada a eles, o PIT. Depois a sala é liberada aos outros jornalistas, mas nem todos conseguem entrar somente com a credencial, pois na maioria das vezes também é exigido o convite da marca. A primeira fila da sala é sempre disputadíssima. Normalmente ela é ocupada pelos fashionistas, celebridades e pelos convidados VIPs, mas com jeitinho dá pra ficar lá.
Quando o desfile é realizado fora da bienal, a coisa se complica um pouco mais. Nesse ano a Ellus e a 2nd Floor resolveram apresentar as coleções na estação Julio Prestes. No início foi uma desorganização total, havia muito mais pessoas que cadeiras e houve um atraso de quase duas horas, mas no fim valeu a pena. A apresentação começou com os modelos chegando em um trem e lotando a plataforma da estação, que tem uma arquitetura linda.
Nos bastidores
Enquanto os convidados se acomodam na sala, os modelos se aprontam no backstage. Nunca tinha ido aos bastidores, então particulamente achei bem interessante, havia lanches, frutas, bebidas e até uma sala de massagem, além - é claro - dos modelos jornalistas, maquiadores e cabeleireiros. O espaço é péqueno, cheio e bem estruturado...
Bem, o São Paulo fashion Week é isso...alguns adoram, outros odeiam, mas muita gente tem curiosidade de saber como é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário